Aprenda a vender mais e aumente seu faturamento em mais de 400%
Faça parte de nosso exclusivo clube, +10.000 vencedores. Receba dicas de sucesso semanalmente

Emails transacionais gratuitos com Mailgun

Conteúdo

Um dos principais problemas na comunicação corporativa e que vem impedindo que empreendedores façam parte do seleto grupo dos vencedores, é o SPAM.

Todo servidor de e-mails tem um sistema incrível de segurança que impede muito lixo de chegar em sua caixa de entrada, pode não parecer, mas aquilo que ainda passa é uma parcela ínfima de todas as mensagens de SPAM que são enviadas a todas as caixas de correio eletrônico no mundo.

Mas o que é considerado SPAM?

Todas as mensagens enviadas recebem por parte de servidores de envio e recebimento de e-mails uma nota baseada em diversos fatores, dentre eles: assunto, conteúdo, remetente, IP de saída, servidor de saída. É essa nota que irá dizer se um e-mail é ou não SPAM.

Palavras relacionadas em atividade de SPAM somadas à um remetente nada confiável irá bloquear ou enviar seu e-mail para a caixa de SPAM e ficará lá até ser deletada, sem ter havido a interação desejada pelo empreendedor.

Muitas empresas utilizam servidores compartilhados para enviar seus e-mails, seja para fornecedores, clientes ou prospects, e caso esse mesmo servidor seja listado como SPAM suas mensagens, infelizmente, nunca chegarão.

Fazer disparo em massa é algo que irá tornar seu e-mail uma provável fonte de SPAM e isso também é um dos fatores para que em breve nenhuma mensagem com o domínio de sua empresa chegue aos destinatários mais importantes. Caso precise enviar muitas mensagens para um grande número de clientes ou prospects, com custo baixo e grande taxa de entrega, clique aqui, oferecemos uma ferramenta incrível que irá lhe ajudar nessa tarefa, sem atrapalhar seus e-mails transacionais, ok?

Veja na guia Ferramentas Gratuitas como verificar a nota que seus e-mails tem, antes de enviá-los.

Mas o que são e-mails transacionais e qual a sua importância?

Ainda que existam aplicativos de mensagens, telefone e outros meios de comunicação, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes para guardar acordos, alterações de contrato e contatos com clientes e fornecedores.

Garantir que essas mensagens tenha um grande grau de entrega é o uma das qualidade do vencedor, não adianta empreender sem conhecer o mercado e o seu funcionamento, certo? Por isso sempre se cerque de pessoas que possam contribuir em sua jornada, e não esqueça de recompensá-los por isso. Como fazemos aqui com nosso time de vencedores, saiba mais clicando aqui.

Voltando ao assunto, e-mail transacional, como o nome diz é todo aquele voltada à transações em que se espera que o mesmo chegue ao destinatário e esse possa devolver uma resposta que é necessária para o andamento do negócio. Uma das mais importantes dicas para as empresas hoje.

Todos nós precisamos das respostas por e-mail para para que possamos nos resguardar, inclusive juridicamente, caso algo dê errado no negócio. Precisa alterar padrão de cores, quantidade, assinar contratos (mesmo os digitais)? Para tudo isso o e-mail transacional é fundamental.

Há como garantir que um e-mail irá chegar na caixa de entrada de seu cliente ou fornecedor?

Todas as mensagens irão chegar na caixa de entrada de seus clientes ou fornecedores? A respostas curta é não.

Nem sempre todos os e-mails, por maior que seja a nota conseguida pelo pessoal da TI, irão chegar aos olhos de seu destinatário.

Sem um servidor confiável ou até mesmo dedicado a esse trabalho será impossível garantir uma grande taxa de entregas, principalmente em grandes empresas.

Por diversos fatores, inclusive a repetição de e-mails irão classificar suas mensagens como lixo e assim serão bloqueadas ou mandadas para o SPAM.

E como faço para aumentar a taxa de entrega de e-mails gratuitamente?

É possível utilizar serviços dedicados para que sua taxa de entrega de e-mails transacionais chegue aos 98% e fazendo com que você e seu negócio sejam vencedores.

Esse serviço é um intermediário que irá utilizar milhares de endereços de IP para que as mensagens não caiam na caixa de SPAM.

Um desses serviços gratuitos é o Mailgun. Com ele você tem até 2000 e-mails transacionais por mês, garantindo comunicação com seus clientes e fornecedores.

Uma das plataformas mais utilizadas do mundo, inclusive por grandes corporações, oferece o que há de melhor em entrega de e-mails.

É muito fácil integrar o Mailgun ao seu e-mail, eles tem uma base enorme de conhecimento e técnicos que irão ajudar, mesmo no plano gratuito.

Essa é uma ferramenta excelente para você que precisa tomar muitas decisões em sua empresa e precisa que elas cheguem aos seus empregados, colaboradores e clientes.

Como fazer sua conta no Mailgun

Ao entrar na página do Mailgun você deve clicar no botão escrito “Start Sending” e criar sua conta, será necessário um número de cartão de crédito, mas não se preocupe, utilize um cartão virtual ou pré-pago, enquanto você estiver dentro dos envios gratuitos nada será cobrado.

Após o preenchimento você confirmará a sua conta em seu e-mail, dela você acessára o dashboard do Mailgun.

A primeira coisa a fazer no dashboard é clicar em “Sending” e depois em “Domains”, na seção que irá abrir clicar em “Add New Domain”. Isso é necessário para que você possa enviar e-mails que sejam confiáveis com seu domínio.

Esse passo é um pouco técnico e você precisará acessar as configurações de DNS, aquelas que geralmente estão onde você comprou o domínio como UOLHost, Locaweb ou GoDaddy.

Você precisará verificar seu domínio, algumas chaves precisarão ser criadas, o que é simples, vá ao gerenciador de DNS em seu provedor e siga as instruções presentes lá.

Após todas as chaves que o Mailgun pediu foram criadas, aguarde alguns minutos antes de clicar em “Verify”, ok? A propagação das alterações podem levar minutos, até horas, por isso paciência.

Verificou? Certo, agora você já tem um domínio verificado e confiável para enviar seus e-mails transacionais, o próximo passo é criar o acesso ao servidor de envio do Mailgun. Calma, é mais um simples passo e que qualquer pessoa pode fazer.

Lá no Dashboard do Mailgun você deve escolher “Sending” novamente e então clicar em “Domain Settings”, ali você irá criar credenciais para seu envio de e-mails.

Algumas abas estarão disponíveis, mas você deve clicar em “SMTP Credentials”, por padrão uma já estará criada, a postmaster@seudomínio.com.br. Você pode utilizar ela como usuário e simplesmente clicar em “Reset Password” para gerar uma senha.

Guarde esses dados e veja logo abaixo das credenciais o servidor de SMTP que será usado para enviar seus e-mails.

Pronto, o Mailgun está configurado, agora basta configurar seu app de envio.

No Android você pode criar uma nova conta POP3 ou IMAP utilizando os dados fornecidos pelo seu provador de e-mail, mas somente para entrada, para saída você irá usar o servidor do Mailgun. Portanto entre com as configurações manualmente.

Se conseguiu seguir todos esses passos e enviou um e-mail de teste com sucesso, pode ter certeza que o primeiro para para ser um vencedor nas vendas pela internet já foi dado.

Não perca tempo e aprenda tudo sobre mercado, marketing e comunicação em nosso site e cursos, quero ficar feliz sabendo que mais uma pessoa quer ser um VENCEDOR.