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Conheça seu público com Google Analytics

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Por que é preciso entender o consumidor para ser um vencedor? Por que preciso saber as cores da moda, a tendência da indústria de tecnologia, o sabor que uma criança prefere? Porque sem saber isso, é melhor nem tentar.

O mercado se baseia no que as pessoas estão querendo comprar, determina a produção industrial e precificação de produtos em todas as cadeias.

Entender seu público é um passo gigantesco no caminho da vitória, sabendo isso, você já pode se considerar apto para seguir nessa estrada e que está próximo de pertencer ao grupo.

O mercado digital

No mercado digital isso fica mais evidente pois a facilidade de encontrar um produto na internet ou nas redes sociais é imensa, mas identificar o comportamento dos seus clientes também precisa ser levado em conta para vender mais e com maior eficiência.

Diferente de grandes corporações multinacionais você não irá contratar uma agência especializada em pesquisas e irá fazer encontros (hoje com diversas restrições), ligações e formulários para que as pessoas expressem suas opiniões sobre determinados produtos.

E não é mentira que façam isso, uma vez fui a uma grande rede francesa de materiais de construção somente comprar uma mão francesa, sim, somente uma unidade, a outra tinha em casa. Ao pagar a atendente do caixa me perguntou se eu queria fornecer meu CPF e inseri-lo na nota fiscal e respondi que sim. Para minha surpresa, alguns dias depois recebi uma ligação de uma analista de pesquisas perguntando se eu queria participar e responder algumas questões sobre a mão francesa, acredite se quiser.

Na sala haviam 12 pessoas e todas elas receberam R$100,00, isso uns 7 anos atrás para dizer o que achou da bendita mão francesa, que nada tinha de especial, mas para a rede e seu fabricante são essenciais, uma para saber se continua vendendo aquele modelo, outra para saber se continua produzindo aquele modelo.

Toda essa história é para mostrar a importância de conhecer os hábitos de seus consumidores e que eles pensam de seu portal, produto, marca e serviços.

Conhecimento é comunicação são a chave para o sucesso

Na internet dados não faltam, gurus não faltam, o que falta mesmo é entender tudo isso, e justamente para isso que estou aqui, vou ajudar você nessa tarefas e quero que você diga ao final de sua jornada que é um vencedor, também.

Tudo o que você vende na internet tem um número de acesso e com base nele você denotar algumas coisas, como:

  • anunciei corretamente?
  • o preço está dentro do esperado pelo consumidor?
  • o tempo de espera de carregamento da página está afugentando meus clientes?
  • o perfil dos meus visitantes não condiz com o preço dos meus produtos?

Esses são apenas alguns pontos que podem aparecer na análise dos dados de e-commerce, e que se não forem levados à sério, podem ser sua ruína, e isso não quero que aconteça com você, nem com ninguém.

E como faço para ter acesso a esses dados?

Simples, é uma questão de utilizar as ferramentas que já existem e foram consagradas por grande parte das empresas que hoje fazem parte dos vencedores.

A Google, uma das maiores empresas de dados do mundo, sim, de dados, oferece uma gama de recursos gratuitos que podem ser usufruídos por qualquer um e que são de vital importância para os negócios. Mas o que pode ser mais difícil é entender como elas funcionam.

São milhares de páginas sobre o seu funcionamento, dezenas de cursos e no final pouca gente entende, mas há um ferramenta que pode facilmente ser incorporada no website de sua loja e que trará grandes benefícios a você.

O Google Analytics é uma ferramenta incrível, que pode ser incluída rapidamente no código de seu e-commerce e como em um passo de mágica você receberá dados importantes sobre seus clientes.

Provavelmente você já tenha uma conta de e-mail no Gmail ou usuário no Youtube, já é um bom começo, caso não tenha, faça a sua é rápido, mas não esqueça das opções de segurança ok?

Clique no link acima ou aqui e acesse o Google Analytics, na página de administração, você pode criar um novo projeto e inserir os dados de seu negócio online.

Depois de instalado no seu site, (caso não saiba faz parte de um de nossos vídeos presentes em nossa base de vídeos, saiba mais clicando aqui) você pode utilizar a mesma conta para baixar o App na Playstore e em poucos dias as informações começarão a pipocar na tela.

Ali você terá acesso a todo tráfego, pormenorizado e de fácil compreensão por quem passou pelo nosso treinamento, disponível aqui.

Com todos esses dados você poderá identificar onde seu website está errando e onde está acertando, tornando mais efetiva sua capacidade de vender online.

Então invista em tempo e conhecimento, e se torne um vendedor melhor, e quem sabe, venha ser um vencedor você também.